Otite: infecção de ouvido que deve ser investigada

Otite: Primeiramente vamos conversar sobre este nome, otite é o nome utilizado para toda infecção de ouvido.

A otite externa ocorre quando há uma infecção da orelha externa. A orelha externa é composta pelo pavilhão auricular e pelo conduto auditivo externo, terminando na membrana timpânica, é recoberta por pele e pelos e tem função de amplificar e encaminhar a onda sonora para a membrana timpânica. Nesta região é produzido o cerúmen. Vale ressaltar que o cerúmen e os pelos tem função de proteger a região. Uma infecção nesta região, normalmente é causada por fungos ou bactérias e significa que as defesas naturais não foram eficientes e provavelmente foram enfraquecidas por agentes agressores.

Normalmente as otites externas são causadas por excesso de umidade no ouvido, arranhões ou abrasões na pele do conduto e sensibilidade a alguns produtos que são utilizados próximos ao ouvido, como xampu, sabonete ou perfume. Infelizmente as otites externas são muito dolorosas, mas possuem fácil tratamento.

A otite média ocorre na orelha média. A orelha média é um espaço oco existente no osso temporal, inicia-se no tímpano e vai até a orelha interna. Nela estão localizados os ossículos martelo, bigorna e estribo além da tuba auditiva.

Otite média (OM) é uma das causas mais comuns de atendimento médico na infância, correspondendo a um terço das consultas e a 25 – 40% das prescrições de antibióticos orais nos Estados Unidos (EUA).

Uma das formas de otites médias é a otite média aguda. Geralmente causada por quadros anteriores de infecção de vias aéreas superiores. Normalmente tende à cura espontânea, mas o tratamento adequado abrevia o curso natural das doenças e minimiza as chances de complicações. Observa-se geralmente o acúmulo de fluido e muco na orelha média e a sensação dolorosa do paciente é muito grande.

A otite média secretora (serosa) pode se desenvolver a partir de uma otite média aguda que não ficou totalmente curada ou derivar de uma obstrução da tuba auditiva (que conecta o ouvido médio com a parte posterior do nariz). As alergias e adenóides de tamanho aumentado constituem uma das causas frequentes da obstrução da tuba auditiva. Tumores são causas raras de bloqueio. A otite média secretora pode ocorrer em qualquer idade, mas é particularmente comum entre crianças e pode persistir por semanas a meses.

Em crianças, o quadro pode ser assintomático. Pode haver perda auditiva condutiva, que é normalmente percebida pelos pais ou professores, podendo ser o único sintoma. Pode haver ainda dores de ouvido, porém a perda auditiva é o principal sintoma. Crianças que durante o desenvolvimento de linguagem são acometidas por otites serosas de repetição são consideradas de risco para alterações do processamento auditivo, causadas pela inconsistência da informação auditiva durante os primeiros anos de desenvolvimento.

Para os pais vale ressaltar que toda dor de ouvido precisa ser acompanhada pelo médico. Não se deve introduzir nenhum produto no ouvido sem o conhecimento do médico e se houver mudança da performance auditiva, mesmo na ausência de processo doloroso a existência de otite deve ser investigada.

Em caso de dúvida, consulte um especialista.

“As informações aqui colocadas são de caráter informativo. Cada paciente possui suas particularidades e deve ser avaliado e tratado de forma individualizada. Se você tem algum problema de saúde, procure um médico especialista.”

Fga Dra Elaine Soares
CRFª 2-8024

 

CCAF @ Todos os direitos reservados. SEO Rô Macul