O Dia Mundial da Voz é comemorado anualmente em 16 de abril. Esse marco começou no Brasil em 1999 e passou a ser celebrado internacionalmente, fazendo parte do calendário oficial em 2003, com diversos eventos organizados nos Estados Unidos, Europa e Ásia. A data tem como principal objetivo chamar a atenção da população em geral para os cuidados de preservação da voz.
A voz é produzida na laringe, pela vibração das pregas vocais que se aproximam com o ar que vem dos pulmões. A partir daí, a voz é amplificada pelas cavidades de ressonância (que são a faringe, a boca e o nariz) e articulada na cavidade oral, por meio dos lábios, bochechas, língua, palato e mandíbula, formando a nossa fala.
Por meio da nossa voz, podemos nos comunicar, como expressar emoções, sentimentos e opiniões. Ela é como uma impressão digital, não há uma igual a outra! Por causa da sua grande importância, surgiu esse dia comemorativo, quando nesse período são realizadas diversas ações para promover a conscientização da população sobre seu impacto na nossa saúde geral, alertando para a observação de sinais e sintomas, como a rouquidão, por exemplo, que permitam o diagnóstico precoce de doenças benignas ou até malignas, como o câncer de laringe. É importante também a busca por um profissional que possa avaliar, diagnosticar e cuidar da sua voz e saúde como um todo, como o Fonoaudiólogo e o Médico Otorrinolaringologista.
Alguns hábitos ou cuidados podem prejudicar ou ajudar sua voz. Veja aqui, algumas dicas em como cuidar bem da sua voz:
Tomar pelo menos dois litros de água por dia; não fumar; não ingerir bebida alcóolica em excesso; evitar pigarrear; não gritar/falar alto ou por muito tempo; fazer repouso vocal; não utilizar sprays, remédios ou pastilhas sem prescrição médica; ter alimentação saudável e procurar um especialista sempre que ficar rouco por mais de duas semanas.
Referências:
BEHLAU, M; PONTES, P. Higiene Vocal: Cuidando da Voz. 3.ed. Rio de Janeiro: Revinter, 2001. FERREIRA, LP. Assessoria Fonoaudiológica aos Profissionais da Voz. In: FERREIRA, LP; BEFI-LOPES, DM; LIMONGI, SC. Tratado de Fonoaudiologia. São Paulo: Roca, 2004.
BEHLAU, M; FEIJO, D; MADAZIO, G; REHDER, I; AZEVEDO, R; FERREIRA, AE. Voz profissional: aspectos gerais e atuação fonoaudiológica. In: BEHLAU, M. (org). Voz: o livro do especialista. vol.II. Rio de Janeiro: Revinter, 2005. cap.12. pp.287-407.
As informações aqui colocadas são de caráter informativo. Cada paciente possui suas particularidades e deve ser avaliado e tratado de forma individualizada. Se você tem algum problema de saúde, procure um médico especialista.”
Fga Hilda Helena Servin
CRFª 2-13.643