Seleção, Indicação e Acompanhamento de Aparelhos Auditivos - CCAF - Clínica de Cuidados da Audição e da Fala

Ajuste Objetivo dos Aparelhos Auditivos

O ajuste objetivo dos aparelhos auditivos, tem por finalidade reduzir a necessidade de retornos constantes, ou ainda do tempo prolongado na adaptação dos aparelhos. Este ajuste somente se faz possível utilizando-se medidas objetivas como o ganho de inserção e o mapeamento de fala.

No caso de crianças pequenas o ideal é realizarmos a avaliação individual do volume do meato acústico externo da criança e deste modo determinar as correções necessárias da pressão sonora fornecida na orelha da criança, uma vez que a quantidade de pressão sonora ideal varia de acordo com o tamanho do conduto e também com o limiar auditivo.

O ajuste objetivo garante que não haverá sub-amplificação ou super amplificação, portanto é a segurança no momento de corrigir a perda auditiva



Ganho de Inserção

O ganho de inserção e uma metodologia objetiva que verifica o ganho fornecido pela prótese auditiva em cada frequência. Neste exame coloca-se um microfone-sonda na orelha do paciente juntamente com o aparelho auditivo que se está utilizando. Através de um equipamento de Verificação eletroacústica, o profissional poderá medir o ganho fornecido pelo aparelho no meato acústico do paciente por frequência, determinando se o ganho está adequado ou não.

Através desta medida se realiza uma avaliação real do ganho do aparelho, por frequência e também por intensidade, uma vez que podemos modificar a intensidade utilizada para realizar a verificação.

Esta metodologia é a mais adequada na verificação de próteses auditivas digitais, porém atualmente vem sendo substituída pelo Mapeamento de Fala, uma vez que as próteses atuais possuem diferenciação de ganho não apenas de acordo com a frequência e intensidade, mas também de acordo com o tipo de estímulo apresentado.



Mapeamento de Fala

Com o avanço da tecnologia as próteses auditivos digitais atualmente são capazes de variar o ganho fornecido de acordo com a frequência, intensidade e também de acordo com o tipo de som fornecido. Desta forma o grande objetivo destes dispositivos é amplificar de forma prioritária o sinal de fala em detrimento de sons como o ruído de fundo por exemplo.

Para que a avaliação desta nova geração de próteses auditivas seja eficiente, o estímulo escolhida necessariamente precisa ser o estímulo de fala. Os equipamentos de verificação eletroacústica mais modernos já estão preparados para realizar o ganho que o aparelho é capaz de fornecer para todos os sons de fala, realizando a medição através do microfone-sonda colocado no meato acústico do paciente (da mesma forma como é feito o ganho de inserção).

Resumindo o mapeamento de fala é o registro por frequência da fala amplificada pela prótese auditiva, e este registro é captado no meato acústico externo do paciente bem próximo a membrana timpânica. Deste modo, o audiologista consegue garantir como a amplificação fornecida pelo aparelho se comporta para os sons de fala. Este tipo de registro auxilia no momento da regulagem do aparelho, pois garante precisão e objetividade.

Na CCAF realizamos o mapeamento de fala em todos os pacientes, e realizamos os ajustes necessários através dos dados fornecidos pelo equipamento de forma a garantir que o ganho da prótese auditiva independente da marca e ou modelo está adequado às necessidades do paciente. Tal medida evita a necessidade de retornos constantes e abrevia o processo de adaptação.



Seleção e Adaptação de Aparelhos Auditivos

A seleção e adaptação de aparelhos auditivos consiste na escolha do modelo, marca e tecnologia a ser utilizada pelo paciente portador de perda auditiva. Esta escolha está baseada na avaliação audiológica, características anatômicas e no estilo de vida do paciente, além do seu grau de exigência auditiva.

Para selecionar o aparelho é imprescindível que haja uma franca conversa do profissional com o paciente, onde deverão ser explicitadas todos os benefícios que cada modelo e tecnologia pode oferecer. Além de explicar as limitações que a amplificação pode oferecer.

Apesar de não ser o fator principal, muitas vezes o fator econômico deve também ser discutido neste momento, pois é necessário estabelecer a melhor relação custo-benefício. A adequação da expectativa do paciente em relação ao tipo de aparelho que ele pode adquirir é fundamental para o sucesso deste processo.

Na CCAF priorizamos o atendimento multimarcas, pois desta forma o paciente poderá ter acesso em um só lugar às principais marcas de aparelho auditivo. Desta forma ele poderá escolher levando em conta inúmeras variáveis, desde considerações estéticas, tecnológicas ou até mesmo econômicas.

A orientação profissional, no entanto, deve prevalecer na eleição das possibilidades de escolha, sempre priorizando fornecer a melhor audibilidade e conforto possível.


“As informações aqui colocadas são de caráter informativo. Cada paciente possui suas particularidades e deve ser avaliado e tratado de forma individualizada. Se você tem algum problema de saúde, procure um médico especialista.”



    Formulário de Contato

    CCAF @ Todos os direitos reservados. SEO Rô Macul