Como devemos tratar as microtias

Microtias: Aproximadamente uma a cada 20000 pessoas tem uma deformidade congênita em uma ou nas duas orelhas. Chamamos essas deformidades de malformação de orelha, ouvido congênito ou microtia. Nestes casos normalmente temos algumas variações, podem ocorrer pequenas alterações estéticas na orelha externa ou até a ausência dela (anotia) e fechamento do conduto auditivo externo juntamente com a ausência das estruturas da orelha média. Ela pode ocorrer unilateralmente ou bilateralmente.

Os estudos demonstram que estas alterações podem ocorrer devido a fatores genéticos ou ambientais, porém muitas vezes não existe etiologia definida. Nestes casos é importante deixar claro que as estruturas responsáveis pela condução do som até a orelha interna encontram-se prejudicadas pela alteração anatômica e que mesmo se a orelha interna for normal teremos uma perda por condução. Na figura abaixo você poderá visualizar os vários tipos de microtia:

microtia

O diagnóstico precisa ser diferenciado, não basta apenas realizar um exame de potenciais auditivos evocados (BERA) por via aérea, é necessário realizar os potenciais também por via óssea. Como a criança não apresenta conduto auditivo externo não há como o som se propagar até a orelha interna pela via aérea, como já foi dito temos então uma perda condutiva, no entanto precisamos avaliar a integridade da orelha interna, o que se consegue encostando um vibrador na mastoide do paciente externamente. Apenas deste modo poderemos garantir se o funcionamento da orelha interna está normal ou alterado.

É bastante comum termos orelha interna normal nos casos do microtia, ou seja, quando estimulada pelo osso as respostas da orelha são normais. Por este motivo, muitas vezes os pais imaginam que como a orelha interna é normal, o tratamento deve consistir em apenas abrir um “buraquinho” para o som entrar até lá. Infelizmente, não é assim que acontece. As cirurgias realizadas com o objetivo de reconstruir a função da orelha externa e média normalmente não são recomendadas pois apresentam benefícios limitados, normalmente sem melhora da audição.

Recomenda-se para o tratamento auditivo das microtias, o uso de próteses ósteo-ancoradas. Estas próteses irão transformar o som que trafega pela via aérea em vibrações lançando-as diretamente ao osso do paciente, e por consequência estimulando diretamente a cóclea.

Nos bebês e crianças com idade inferior a 5 anos de idade, recomenda-se o uso destas próteses fixadas no softband, que consiste em uma faixa elástica que irá permitir que a prótese fique encostada no osso e que deste modo transmita as ondas sonoras por vibração. Após 5 anos estas próteses podem ser ancoradas no osso de forma cirúrgica, não sendo mais necessária a softband. O importante é que a estimulação auditiva ocorre o mais precoce possível, de forma a proporcionar estimulação auditiva ao cerebral de forma simétrica e efetiva. Na foto abaixo vc poderá visualizar os três modelos de softband existentes no mercado:

PONTO
PONTO OTICON MEDICAL NO SOFTBAND
baha
BAHA COCHLEAR NO SOFTBAND
contact
CONTACT MINI – MEDEL

Nas figuras a seguir você verá as próteses ósteo-ancoradas, já implantadas no paciente:

bonebridge
BONEBRIDGE – MEDEL
coclear
BAHA – COCHLEAR
oticon
Ponto OTICON MEDICAL

Aqui na CCAF estamos prontos para receber os casos de microtia. Realizamos os potenciais auditivos evocados por via aérea e por via óssea para determinar o tipo e grau da perda auditiva. Além disso, trabalhamos com as 3 marcas de próteses osteo-ancoradas disponíveis no mercado, o que facilita a realização de testes. Os nossos profissionais possuem especialização para o atendimento da perda auditiva infantil e contam com equipamentos atualizados para garantir o melhor conforto do paciente.

Em caso de dúvida, consulte um especialista.

“As informações aqui colocadas são de caráter informativo. Cada paciente possui suas particularidades e deve ser avaliado e tratado de forma individualizada. Se você tem algum problema de saúde, procure um médico especialista.”

Fga Dra Elaine Soares
CRFª 2-8024

CCAF @ Todos os direitos reservados. SEO Rô Macul