Dia do Fonoaudiólogo: A origem dessa data está relacionada com a lei de 09 de dezembro de 1981, a qual regulamentou a profissão. Portanto é uma homenagem a este importante momento na história da profissão.
A Fonoaudiologia estuda o desenvolvimento dos padrões de comunicação, linguagem, fala, voz, leitura, escrita e audição. E atua de maneira preventiva ou em reabilitação da comunicação, em todas as faixas etárias.
Ser fonoaudiólogo é cuidar da comunicação em todas as etapas da vida.
O acompanhamento fonoaudiológico pode ocorrer no campo da saúde, como também no campo da educação. E sempre será o profissional que atua por meio da interação com o outro na melhora da performance comunicativa.
Com toda certeza, a pessoa que tenha recebido atendimento fonoaudiológico teve sua vida modificada, assim como seus familiares e amigos.
Podemos dizer que o fonoaudiólogo é o profissional que atua com a criança que falhou no teste da orelha, o funcionário da fábrica ruidosa, o idoso que sofreu um AVC, entre outros e todos os pacientes, sem exceção, são tocados pela necessidade da interação e necessidade de estar com o outro realizando trocas comunicativas, o mais efetivas possíveis.
O fonoaudiólogo pode atuar em clínicas particulares ou públicas, hospitais, escolas, empresas e indústrias, além dos centros e meios de comunicação (TV, rádio), sendo também parte de equipes multidisciplinares.
Com os avanços tecnológicos e as necessidades da comunicação efetiva, o campo da fonoaudiologia se expande cada vez mais, assim podemos encontrar esse especialista na atuação com a criança que não fala, na adaptação de aparelhos auditivos no idoso, em leitos de pacientes queimados, em treinamento de telemarketing, na orientação de artistas cênicos e cantores, dentre outros locais de trabalho.
Nós da CCAF, Clínica de Cuidados da Audição e da Fala, temos muita alegria e satisfação em sermos uma clínica fonoaudiológica, trabalharmos com a comunicação, oferecendo atendimento especializado e com o fortalecimento de vínculos e buscarmos melhor qualidade de vida aos pacientes.
Fga Ana Maria M. Oliveira
CRFª 2-4910