A Fonoaudiologia é a ciência que estuda os distúrbios da comunicação humana. Portanto, todas as patologias que interferem na comunicação do indivíduo podem ser trabalhadas pelo fonoaudiólogo.
Muitas vezes associamos a profissão ao trabalho apenas com fala e com crianças pequenas, mas após a graduação o fonoaudiólogo pode escolher se especializar nas seguintes áreas:
Audiologia:
Trata os problemas relacionados à audição e ao equilíbrio. Realiza o diagnóstico das patologias auditivas, processamento auditivo e funções labirínticas. É responsável pela indicação seleção e acompanhamento de próteses auditivas, implantes cocleares ou ósseos. Realiza treinamento auditivo para corrigir as alterações de processamento ou ainda reabilitação vestibular.
Linguagem:
Auxilia crianças com dificuldades no desenvolvimento da linguagem ou ainda na sua aquisição. Também trata de adultos vitimas de acidentes ou patologias que possam comprometer a comunicação oral.
Motricidade Oral:
O fonoaudiólogo se ocupa do trabalho com a musculatura do rosto e trata problemas relacionados com a deglutição, mastigação, sucção, respiração e fala.
Voz:
Previne e trata problemas relacionados com a voz como a rouquidão. Aplica técnicas para aperfeiçoar a respiração, a entonação e a pronúncia. Em geral, trabalha com profissionais da voz, ou seja, pessoas que usam a voz como principal ferramenta de trabalho.
Estas áreas acima citadas apresentam ainda subdivisões aumentando ainda mais o alcance do profissional.
O PROFISSIONAL DA FONOAUDIOLOGIA: O fonoaudiólogo também atua na prevenção e na orientação relacionadas aos distúrbios da comunicação.
Frente a este pequeno panorama podemos perceber que a área de atuação deste profissional é muito ampla. Encontramos fonoaudiólogos nos berçários realizando triagem auditiva ou estimulando sucção e deglutição de recém-nascidos e também encontramos em asilos realizando reabilitação auditiva ou de linguagem.
A profissão nos últimos anos tem se valorizado ainda mais com o avanço tecnológico que trouxe novas alternativas de tratamento destas patologias. O fonoaudiólogo hoje conta com softwares e equipamentos de avaliação sofisticados que aprimoram o atendimento do paciente.
Na área auditiva, o desenvolvimento gigantesco de soluções auditivas para praticamente todos os tipos de perda, tem exigido do profissional constante atualização. Graças aos avanços dos aparelhos auditivos, e principalmente dos implantes cocleares e ósseos, um número bem maior de deficientes auditivos pode ser reabilitado com sucesso.
Além da reabilitação auditiva através de melhora dos limiares auditivos, graças a inúmeras pesquisas na área de desenvolvimento e estimulação cerebral, é possível contribuir no tratamento das habilidades que alteram a forma como o processamento auditivo ocorre não apenas no ouvido, mas principalmente ao longo de toda a via auditiva.
Normalmente no ambiente de trabalho o fonoaudiólogo está em constante troca com profissionais de áreas afins como médicos, psicólogos, fisioterapeutas, dentistas, e etc. Portanto o trabalho multidisciplinar e multiprofissional é constante.