Por que o BERA deve ser realizado com a criança dormindo?

O BERA são potenciais evocados de tronco encefálico, ou seja, uma série de potenciais elétricos captados através de eletrodos colocados na fronte e na mastoide. Estes potenciais são gerados a nível de tronco encefálico, através do estímulo auditivo apresentado por fones (supraaurais e de inserção), portanto é um exame utilizado para determinar de forma objetiva os limiares auditivos. Para que a captação ocorra é imprescindível que o paciente esteja deitado, sem contrações musculares e sem gerar outras atividades cerebrais que possam concorrer com os potenciais auditivos.

Realizar o BERA em adultos é uma tarefa muito fácil, pois precisamos apenas que a pessoa permaneça deitada com os olhos fechados e que esteja relaxada. O exame é indolor e relativamente rápido se as condições estiverem adequadas. A dificuldade maior entretanto, é realizar o exame em crianças pequenas, pois estas não conseguem se manter quietas por muito tempo. O ideal é que a criança esteja dormindo ao realizar o exame, pois apenas deste modo teremos um exame realmente adequado e confiável.

Normalmente orientamos os pais que tragam a criança com muito sono para realizar o exame e, muitas vezes, se estas recomendações são cumpridas o exame pode ser realizado em sono natural. Em casos onde não é possível realizar o exame em sono natural, recomenda-se a realização de anestesia geral inalatória em centro cirúrgico, sendo necessária uma breve internação e jejum. Recentemente, com a regularização da venda da melatonina no Brasil esta tem sido usada em consultórios para a realização do exame.

A melatonina (N-acetil-5-metoxitriptamina) é um hormônio produzido por diversos animais e plantas. Em animais superiores, é  produzido e liberado pela Glândula Pineal.  Em humanos, a melatonina tem sua principal função em regular o sono; ou seja, em um ambiente escuro e calmo, os níveis de melatonina do organismo aumentam, causando o sono. Por isso é importante eliminar do ambiente quaisquer fontes de som, luz, aroma, ou calor que possam acelerar o metabolismo e impedir o sono, mesmo que não percebamos. A vantagem do uso da melatonina para induzir o sono é não possuir efeitos colaterais e riscos para o paciente e a sua principal desvantagem é a falta de garantia que a criança irá dormir após ingerí-la, ou seja, além do uso da melatonina é ideal que a criança esteja cansada para realizar o exame e que esteja em ambiente adequado.

A colaboração dos pais no momento da realização do BERA é fundamental para o sucesso e rapidez do mesmo.

CONHEÇA TODOS OS NOSSOS SERVIÇOS

“As informações aqui colocadas são de caráter informativo. Cada paciente possui suas particularidades e deve ser avaliado e tratado de forma individualizada. Se você tem algum problema de saúde, procure um médico especialista.”

Fga Dra Elaine Soares
CRFª 2-8024

 

CCAF @ Todos os direitos reservados. SEO Rô Macul