"Saúde para todos" tema do Dia Mundial da Saúde de 2018

“Saúde para todos” é o tema do Dia Mundial da Saúde 2018 e que resume o objetivo da OMS ao longo dos seus 70 anos. 

A ONU foi criada em Fevereiro de 1947, no pós II Guerra Mundial, quando nações se uniram com o propósito de estabelecerem relações amistosas entre os países e preservar a população mundial dos flagelos das guerras. 

Os objetivos eram: manter a paz mundial; garantir os direitos humanos; promover o desenvolvimento socioeconômico das nações; criar condições para manter a justiça e o direito internacional; tornar mais fortes os laços entre os países soberanos.

Para viabilizar e alcançar objetivos tão amplos, foi necessário a criação de órgãos que desenvolvessem ações em áreas distintas e específicas. 

Nesse contexto, há 70 anos, em 7 de abril de 1948 foi criada a Organização Mundial da Saúde, agência especializada em saúde e subordinada à ONU, com sede em Genebra, na Suíça.

O Dia Mundial da Saúde é comemorado em 07 de abril, desde 1950, porque essa data coincide com a criação da OMS e tem como objetivo alertar a população para a necessidade dos cuidados e preservação da saúde para melhor qualidade de vida. 

A OMS tem por objetivo desenvolver ao máximo possível o nível de saúde de todos os povos, ou seja, melhorar o estado de completo bem-estar físico, mental e social dos cidadãos. 

E devemos compreender que saúde não é apenas a ausência de doença ou enfermidade, mas o estado de completo bem-estar físico, mental e social.

A saúde de um indivíduo pode ser determinada pela própria biologia, pelo ambiente físico, social e econômico a que está exposto e pelo estilo de vida, isto é, pelos hábitos alimentares e comportamentos que podem ser benéficos ou prejudiciais.

A boa saúde está associada ao aumento da qualidade de vida, que está relacionado à alimentação balanceada, prática regular de atividades físicas e bem estar emocional. 

Numerosos programas mundiais já foram realizados ao longo desses anos, com o objetivo de garantir a saúde em todos os níveis. 

No nível de atenção primária, a atuação é na prevenção de doenças e promoção do bem estar. No nível de atenção secundária com o atendimento em áreas especializadas e, também, em serviços de urgência e emergência. No nível de atenção terciária à saúde, o atendimento é realizado em centros de alta complexidade e visa garantir procedimentos com exames e procedimentos complexos. 

A atuação do profissional em fonoaudiologia se dá nos três níveis de atenção à saúde, nas mais diversas áreas da comunicação, linguagem, fala, audição, voz, fluência, leitura e escrita, avaliação auditiva e intervenção nos casos de perdas auditivas. 

Também o fonoaudiólogo estará inserido com seu trabalho especializado, nesse Dia Mundial da Saúde e realizando ações de acordo com o tema de 2018, “Saúde para Todos”. 

Dia Mundial da Saúde

Bordão ou Bastão de Asclépio, o deus da medicina e da cura, o símbolo da medicina, visto na bandeira da OMS.

“As informações aqui colocadas são de caráter informativo. Cada paciente possui suas particularidades e deve ser avaliado e tratado de forma individualizada. Se você tem algum problema de saúde, procure um médico especialista.”

Fga Ana Maria M. Oliveira 
CRFª 2-4910

CCAF @ Todos os direitos reservados. SEO Rô Macul