Semana da Tontura: um alerta sobre quadros de tonturas e vertigens

Tontura representa uma queixa bastante comum nos consultórios de fonoaudiologia.
Elas podem referir-se a quadros típicos de desequilíbrios ou vertigens. A vertigem posicional paroxística benigna (VPPB) é, de longe, a mais comum causa das vertigens.

Também é conhecida como “doença dos cristais do labirinto”. Pessoas com VPPB têm uma falsa sensação de que elas, seu ambiente, ou ambos estão se movendo ou girando. Seus episódios são intensos e curtos, com duração menor que 1 minuto, desencadeados por um tipo específico de movimentação da cabeça, como por exemplo, abaixar para amarrar o sapato, estender roupa no varal ou virar na cama. As crises de tontura, muitas vezes, estão acompanhadas de náusea, vômitos e sensação de desequilíbrio corporal.

VPPB geralmente ocorre, porque partículas de carbonato de cálcio (cristais), que são normalmente incrustadas em uma parte do labirinto (o utrículo e o sáculo) são deslocadas e se movem para outra parte do labirinto (mais comumente os canais semicirculares). Fora do lugar apropriado, elas enviam ao cérebro informações desencontradas sobre a posição do corpo, que afetam o equilíbrio e geram os episódios de vertigem. Isso pode acontecer por alguma alteração metabólica ou por algum evento traumático.

A vertigem posicional benigna pode ser assustadora e desconfortável, mas é geralmente inócua e desaparece com manipulação adequada da cabeça, sempre realizadas por um especialista. Essa manobra melhora imediatamente a vertigem em cerca de 90% das pessoas.

Tanto as vertigens, como as tonturas, têm um impacto enorme na vida das pessoas que convivem com essas duas questões. O incômodo limita atividades diárias, o trabalho, além do âmbito social e emocional.

tontura

Veja também: /https://fonoaudiologiacampinas.comequilibrio-corporal-seus-sintomas-e-tratamentos/

As informações aqui colocadas são de caráter informativo. Cada paciente possui suas particularidades e deve ser avaliado e tratado de forma individualizada. Se você tem algum problema de saúde, procure um médico especialista.”

Eloisa Sartori Franco 

CCAF @ Todos os direitos reservados. SEO Rô Macul