Zumbido: o som que atormenta muitas pessoas!!

O zumbido é um ruído, normalmente desagradável que é ouvido sem que haja um estímulo externo.

Existem dois tipos de zumbido:

ZUMBIDO SUBJETIVO

É o zumbido só você pode ouvir. Este é o tipo mais comum de zumbido. Pode ser causada por problemas de ouvido no ouvido externo, médio ou interno. Também pode ser causada por problemas nos nervos auditivos (auditivos) ou na parte do cérebro que interpreta sinais nervosos como sons (vias auditivas).

ZUMBIDO OBJETIVO

Este tipo raro de zumbido pode ser causado por um problema nos vasos sanguíneos, uma condição óssea da orelha média ou contrações musculares. É aquele que seu médico pode ouvir quando faz o exame.

Você já imaginou como pode ser desagradável não ter um minuto de silêncio no seu dia a dia, independente do que esteja fazendo? Infelizmente este sintoma é mais comum do que se imagina a afeta cerca de 20% da população, chegando até 25% no caso de indivíduos com idade superior a 65 anos.

A gravidade do zumbido varia consideravelmente. Algumas pessoas são capazes de viver vidas plenas não afetadas pela sua condição, outros experimentam níveis leves a graves de incapacidade que afeta sua capacidade de viver uma vida normal. Em 1% a 2% do pessoas, o zumbido é tão grave que a vida diária é substancialmente prejudicada.

Vários fatores estão associados ao aparecimento do zumbido. O mais comum deles é a perda auditiva, principalmente as causadas por excesso de exposição ao ruído, medicações ototóxicas ou presbiacusia (perda auditiva decorrente da idade), porém podemos observar outras causas, dentre elas:

– Alterações no metabolismo (jejum, doces, cafeína, gluten, lactose, gorduras e deficiência de vitaminas);

– Alterações hormonais (hipotireoidismo, menopausa, andropausa);

– Alterações cardiovasculares;

– Doenças neurológicas;

– Distúrbios psiquiátricos ou psicológicos;

– Alterações odontológicas;

– Alterações musculares da região de cabeça e pescoço.

Dentre os tratamento recomendados está o uso de aparelhos auditivos, que tem a função primeiramente de corrigir a perda auditiva e também promover o enriquecimento sonoro. Na maioria das vezes, ocorre com o uso contínuo e adequado dos aparelhos, a redução e até mesmo o desaparecimento do zumbido.

Portanto, ao menor sinal de zumbido procure uma avaliação auditiva completa, pois a precocidade do tratamento também é responsável pela efetividade e rapidez do mesmo.

Em caso de dúvida, consulte um especialista.

“As informações aqui colocadas são de caráter informativo. Cada paciente possui suas particularidades e deve ser avaliado e tratado de forma individualizada. Se você tem algum problema de saúde, procure um médico especialista.”

Fga Dra Elaine Soares
CRFª 2-8024

www.fonoaudiologiacampinas.com

CCAF @ Todos os direitos reservados. SEO Rô Macul